Você sabe o que é um Orixá?
Eles são os grandes guardiões da natureza, cada Orixá representa uma elemento, uma força. E essas forças em equilíbrio produzem um enorme axé (energia) que nos auxilia em nosso dia a dia, ajudando para que nosso destino se torne cada vez mais favorável.
Antes de falar sobre os Orixás, quero esclarecer uma coisa sobre o sincretismo. Os negros, escravos quando vieram para o Brasil, tinham sua cultura e crenças religiosas mesmo vindos de varias partes da África e por isso falando línguas diferentes, encontraram algo em comum no qual podiam se comunicar:a crença nos Orixás. Como os senhores de engenho, os patrões das fazendas onde trabalhavam não permitiam essa união dos negros, se uniram então,a igreja católica tentando fazer desaparecer essas tradições africanas, e com isso começaram a evangelizar os escravos. Os negros notaram que podiam usar algumas características dos santos católicos para identificar seus próprios Orixás . Assim eles montavam altares com os santos católicos, os senhores das terras achavam que os negros estavam então servindo ao Cristianismo, mas escondido atrás das imagens colocavam um Otá (axé do Orixá) e podiam então fazer suas rituais sem serem castigados. Assim nasceu o sincretismo, onde ouvimos tanto dizer que Oxalá é Jesus Cristo, Ogum é São Jorge, etc... Enfim, hoje não somos mais escravos e acredito que não precisamos mais disto, mais ainda encontramos muitos terreiros que cultuam santos católicos.
OLORUM / ZAMBI
Bom, Olorum não é propriamente um Orixá. Ele é o criador de tudo, é eterno, imutável, imaterial e único. Basta olhar em volta pra ver a criação de Olorum, olhar dentro de si próprio pra sentir a presença dele. A partir dele é que iremos começar a falar sobre os Orixás.
OXALÁ
No Candomblé apresenta-se de duas maneiras: moço – chamado Oxaguian, e velho – chamado Oxalufan. Na Umbanda Oxalá é cultuado como Orixá Maior, absoluto, abaixo somente de Olorum/Zambi, o Deus supremo e inatingível. A cor de Oxaguiam é o branco levemente mesclado com azul, a de Oxalufam é somente branco. O dia consagrado para ele é a sexta-feira.Simboliza a paz é o pai maior nas nossas nações na Religião Africana. É calmo, sereno, pacificador, é o criador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações.
OGUM
É o Orixá guerreiro, o senhor dos metais. Foi o primeiro Orixá a vir pra terra. É o protetor de todos os trabalhadores que de alguma forma lidam com o ferro e o metal.Ogum abre os caminhos e vence as lutas, demandas agindo pelo instinto para defender e proteger os mais fracos. Todas as lutas, conquistas e vitórias são presididas por Ogum.O dia da semana consagrado a Ogum é terça-feira, a cor é vermelho no Candomblé e azul na Umbanda (Ogum beiramar).
IEMANJÁ
Orixá dos mares, das águas salgadas. Responsável pelos bens materiais, grande provedora e mãe. Senhora da Calunga Maior(mar), portanto grande absorvedora de energias negativas. Seus domínios são as águas de todos os lugares, porém, sua atuação maior é sobre os mares e oceanos. Protetora dos marinheiros, dos pescadores, das viagens por mar e sobre toda a flora e fauna marinhas. Sua cor é azul e branco e seu dia da semana é sabado.
OXÓSSI
Tudo que pertence à Natureza, especificamente as matas e o reino animal têm a ação de Oxossi. Ele que é o conhecedor das ervas e o grande curador. É a divindade da harmonia e do equilíbrio ecológico, protege os caçadores e a caça ao mesmo tempo, não permite a caça predatória. Aceita somente a busca do alimento. Está associado com a vida ao ar livre e com os elementos da natureza.Oxossi vive na floresta, onde moram os espíritos e está relacionado com as árvores e os antepassados. É o "representante" dos caboclos. Seu dia da semana é quarta-feira e sua cor é verde e branco.
IANSÃ
Deusa da espada de fogo, Dona das paixões, Iansã é a Rainha dos raios, dos ciclones, furacões, tufões, vendavais. Orixá do fogo, guerreira e poderosa. Mãe dos eguns, guia dos espíritos desencarnados, Senhora dos cemitérios.É ela que servirá de guia, ao lado de Obaluaê, para aquele espírito que se desprendeu do corpo. É ela que indicará o caminho a ser percorrido por aquela alma. Seu dia da semana é quarta -feira e sabado e sua cor é carmim ou vermelho dourado.
IANSÃ
OXUM
Oxum é a Deusa dos lagos, rios e cachoeiras. Assim como ela suas filhas são amorosas, românticas e muito apegadas à família e ao lar. E como detestam brigas, fazem de tudo para viver na mais perfeita harmonia. Oxum também pode ser invocada para todos os assuntos que estejam relacionados à maternidade. A protetora das águas doces está fortemente relacionada à sensualidade, pois é considerada a deusa da beleza. Bastante vaidosa, adora ficar se cuidando, se admirando no espelho.Domina os mistérios, segredos e a arte da adivinhação. Seu dia da semana é sábado e sua cor é amarelo.XANGÔ
OBALUAÊ/ABALUAÊ /OMULU
Omulu é o orixá que rege a morte, ou no instante da passagem do plano material para o plano espiritual (desencarne). Obaluaê rege a saúde, os órgãos e o funcionamento destes. A ele devemos nossa saúde e é comum, nas Casas de Santos, se realizar os Eboris de Saúde, que fazem pra trazer saúde para o corpo doente.Divide com Iansã a regência dos cemitérios, pois ele é o Orixá que vem como emissário de Oxalá, para buscar o espírito desencarnado. É Obaluaê (ou Omulu) que vai mostrar o caminho, servir de guia para aquela alma.Seu dia da semana é segunda-feira e sua cor é o preto e branco.Temos também outros Orixás ou entidades que trabalhamos, como Ossaim/Osanhê, Nanã Buruque, Oxum Maré, Ibejis/Cosme e Damião, Preto-velhos e os Exus e Pomba giras, mas deles falamos outra hora.
Tirando Obaluaê acima, temos então, os sete Orixás da Umbanda.





Nenhum comentário:
Postar um comentário